Professora Valdenice.
Texto: As influências indígenas e africanas na cultura brasileira
Leia o seguinte artigo da Constituição brasileira e, em seguida, um texto do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância).
´´ Art.2/5. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. ``
“As culturas de origem africana e indígena possuem uma diversidade enorme”. De maneira geral, identificam-se características bastante semelhantes entre elas, pois são povos que:
Se organizarem por meio da participação coletiva e valorizam a presença de crianças, jovens, adultos e idosos em todos os processos sociais;
Preservam a vida natural e social, isto é, juntam-se em torno de objetivos comuns;
Consideram o território patrimônio de gerações e gerações;
Definem seus territórios não somente pela extensão e recursos naturais nelas existentes, mas também pelo trabalho, símbolos, vivências, cemitérios, habitações, plantações, raças comunitárias, caminhos, rios, riachos, praias, mar, lagos, montanhas, florestas, córregos, mitos, historias e muito mais;
Foram atingidos por diversas formas de violência física e cultural, ameaças de dissolução e, por isso, entendem como fundamental a transmissão entre as gerações de suas historias e culturas, nem sempre respeitados no contexto em que vivem atualmente;
Elaboram visões do mundo, a partir de suas vivências e sentimentos, valorizam as experiências de pessoas de mais idade e das envolvidas nas religiões – sejam de matriz africana ou indígena;
Tratam tudo isso (vivências, sentimentos, experiências dos mais velhos e dos líderes religiosos) como legado, herança, bens de família – uma minoria que se perpetua oralmente. ’’
Atividade
Pesquise cinco cidades com nomes de origem indígenas e o seu significado.
Pesquise a história da árvore africana Baobá. Cole uma imagem ou desenhe a árvore e pinte.