segunda-feira, 20 de julho de 2020

Geografia - Prof Valdenice

Professora Valdenice.

  valdenicesantos683@gmail.com


Texto: As influências indígenas e africanas na cultura brasileira


      Leia o seguinte artigo da Constituição brasileira e, em seguida, um texto do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a infância). 


 ´´ Art.2/5. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. ``

“As culturas de origem africana e indígena possuem uma diversidade enorme”. De maneira geral, identificam-se características bastante semelhantes entre elas, pois são povos que: 

  • Se organizarem por meio da participação coletiva e valorizam a presença de crianças, jovens, adultos e idosos em todos os processos sociais; 

  • Preservam a vida natural e social, isto é, juntam-se em torno de objetivos comuns; 

  • Consideram o território patrimônio de gerações e gerações; 

  • Definem seus territórios não somente pela extensão e recursos naturais nelas existentes, mas também pelo trabalho, símbolos, vivências, cemitérios, habitações, plantações, raças comunitárias, caminhos, rios, riachos, praias, mar, lagos, montanhas, florestas, córregos, mitos, historias e muito mais; 

  • Foram atingidos por diversas formas de violência física e cultural, ameaças de dissolução e, por isso, entendem como fundamental a transmissão entre as gerações de suas historias e culturas, nem sempre respeitados no contexto em que vivem atualmente; 

  • Elaboram visões do mundo, a partir de suas vivências e sentimentos, valorizam as experiências de pessoas de mais idade e das envolvidas nas religiões – sejam de matriz africana ou indígena; 

  • Tratam tudo isso (vivências, sentimentos, experiências dos mais velhos e dos líderes religiosos) como legado, herança, bens de família – uma minoria que se perpetua oralmente. ’’


         Atividade


  1. Pesquise cinco cidades com nomes de origem indígenas e o seu significado. 


  1.  Pesquise a história da árvore africana Baobá. Cole uma imagem ou desenhe a árvore e pinte.