O Brasil foi dividido em regiões de várias maneiras diferentes ao longo dos anos. A ideia era facilitar o desenvolvimento e a administração pública dos estados reunidos em cada região.
A organização de regiões para o planejamento de atividades é chamada de regionalização do espaço geográfico.
A regionalização consiste em expressar uma identidade territorial constituída ao longo da história com alguma finalidade, como o planejamento do uso do território.
O IBGE elaborou diversas regionalizações ao longo do tempo.
A primeira divisão regional foi elaborada em 1913 e foi baseado em critérios naturais, como o relevo, a vegetação e o clima. Em 1938, foi pelo Ministério da Agricultura. Nesse período alguns estados não tinham, como Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia.
A nova divisão regional procurava enfatizar as características sociais e econômicas do país. As atividades econômicas de São Paulo encontravam-se próximas do Rio de Janeiro e em Minas Gerais, Bahia e Sergipe os aproximavam dos estados nordestinos.
Complexos regionais
Baseada nas semelhanças sociais, econômicas e históricas dos espaços. Essa regionalização geoeconômica, elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967.
Amazônia: região de baixa densidade demográfica (pouca população), com economia baseada no extrativismo (retirada da natureza), afastada do centro econômico nacional;
Nordeste: região de baixa produtividade agrícola e indústria incipiente (começo) com graves problemas sociais;
Centro-Sul: região moderna e dinâmica, com expressiva atividade econômica (industria e agrícola) e infraestrutura de comunicações.
Atividades: Questões
1. Como chama-se a organização de regiões para o planejamento de atividades? N
2. Quando foi elaborada a primeira divisão regional? Quais critérios?
3. Assinale verdadeiro ou falso:
Em 1938, foi pelo Ministério da Agricultura alguns estados não tinham os estados Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia. ( ) verdadeiro ( ) falso
4. Escreva sobre os complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.
E-mail de retorno para as respostas: valdenicesantos683@gmail.com
Professora Valdenice
28/05/2020